quinta-feira, 26 de outubro de 2006

.......e????????????

Bem…só agora coloco mais uma das minhas indignações, não propriamente literárias, mas cívicas ou melhor académicas.
Após um período de introspecção, reflexão profunda e uma observação atenta das lides académicas que se praticam na minha tão interessante e grandiosa academia, em mais um ano de duras praxes e estórias!!!!

Chego a uma conclusão e uma pergunta, que julgo retórica, “onde pára o espírito académico e o sentido de camaradagem académica e as noites de tertúlia bem regada ao tão espirituoso vinho ou uma boa cerveja???? Não é o Vinho verde que é dado e bem pago num reconhecido restaurante na cidade onde estudo que nos acolhe para os jantares académicos, ou melhor de bebedeira de “caixão á cova”. Ironias á parte, o espírito acdémico esta a perder-se, e eu espera encontra-lo quando fosse para a universidade, noites de farra com os amigos e cerimónias académicas e esperava começar na praxe, embora com algum receio…porque estar de quatro e sermos rebaixados a bestas não será coisa que a gente faça de animo leve, ou figuras patéticas e rídiculas para toda a classe académica se rir a bom rir.
Bem, em parte aconteceu, mas a parte do “rir a bom rir”, das figuras tristes, de magoarmos os nossos joelhos e ect…etc mas o facto que mais me chocou foi a prepotência e frustração com que os excelentíssimos Doutores nos praxavam, apenas aprendemos umas musiquinhas, o que custa estar de quatro e a sensação de levar-mos com uma mistela de farinha, ovos, tomate e outras coisas que misturadas são díficeis de identificar. Ah! Já me esquecia que ficamos a conhecer toda a classe de Doutores e afins, veteranos e imaginem o “dux veteranum”, que dada a dimensão da faculdade deveria se chamar “dux academium” dado que pretencemos a uma hierarquia de faculdades e como tal numa hierarquia académica.
No decorrer do ano de caloira diverti-me conheci muita gente e fiz amigos, participei na praxe, que embora muito me custe admitir teve alguns momentos bastante divertidos, chegada a semana da Queima das Fitas. A tão aguardada Queima das fitas!!!!!!!
Onde a gente traja pela primeira vez e os finalistas despedem-se, ou não, da academia, nos transmitem as tradições académicas, como trajar, quais os rituais no uso e no vestir do traje, passar na Tribuna e deixar finalmente de ser caloiros! Ninguém se deu ao trabalho, ao vil trabalho de ensinar os caloiros!! E depois do alto da sua autoridade reservam-se no direito de chamar atenção “oh querida não deves traçar a capa para este lado é para aquele”; “não deves colocar assim os símbolos, têm uma hierarquia própria”; “tens de ter determinados botões abertos” e por aí fora e o meu blog não chegava.

Tenho dito, aqui está a minha indignação! E Sabem que mais para saber o com trajar e saber de diversas tradições académicas, como o enterro do grau, entre outras, tive de usar a Internet e fazer inquéritos detalhados a colegas que andam noutras faculdades.

Conclusão um viva académico para a minha faculdade!!!!!!!!!!!

1 comentário:

C.V disse...

"...o facto que mais me chocou foi a prepotência e frustração com que os excelentíssimos Doutores nos praxavam..."
Serei eu um frustrado?