quarta-feira, 6 de junho de 2007

O que conta é o pacote..e o conteúdo?

Hoje em dia as acções de marketing e a publicidade vendem-nos cada pacote com cada embalagem que tudo parece uma bandalheira ao alcance de qualquer um. Eles são corpos danone cheios de umas bactérias chamados bifidus, são cremes, mezinhas e outras coisas tais para as rugas, que por mais botox que coloquem e façam lifthings elas continuam lá, para mal dos pecados das senhoras de meia idade que insistentemente acham que têm vinte anos.
Águas que contribuem para o emagrecimento? Eureka…deiam litros e litros aos obesos mórbidos, poupam dinheiro com as bandas gástricas, afinal aquilo aperta o estômago.
E os créditos fáceis? (descobriram a pólvora), “cinco mil euros? É só ligar e já está prontinho a gastar como quiser! Compre o casaco de “bison” que sempre quis e aquele relógio que sempre namorava quando saía do seu emprego part-time e depois? Não se preocupe, vai passar uma vida a pagar juros e juros ou então a dar trabalhinho aos solicitadores de execução que com todo gosto lhe vão penhorar a casa e moveis, o carro esqueçamos porque é uma latinha velha, a menos que tenha decidido fazer mais um créditozinho para mais um carrinho, muito em conta pelo sinal!

A publicidade tem de facto um lado interessante, e joga, de uma maneira ou doutra, com os desejos das pessoas e as suas necessidades, cria e motiva nas pessoas necessidades que se calhar elas até não as sentiriam se não as vissem nos diversos anúncios e as imagens apelativas que diariamente visualizamos, e é tão intuitivo que nem notamos.
A imagem foi o grande impulso do século XX e continua a sê-lo no século XXI. Imagem de mulheres bonitas e elegantes, com as medidas perfeitas, sofisticadas e muito jovens. Já os homens charmosos e muito bem vestidos, com uma pele magnifica e um sorriso desconcertante, para não falar do seu corpo bem trabalhado e torneado, que em qual revista, jornal, televisão e o imenso mundo da Internet nos aparecem á frente.
Acima de tudo a imagem do SUCESSO, que aparenta ser fácil, mas não o é, tem de ser trabalhado e isso implica esforço e dedicação, infelizmente não é essa a mensagem que passa. E claro, como supostos descendentes de Adão que sucumbiu ao pecado, também nós por vezes queremos a vidinha facilitada, é, no fundo, o lado prático do ser humano.

(E voltando á imagem…)
Não querendo ser hipócrita, uma imagem bonita agrada qualquer pessoa, mas temos de ser realistas que a maior parte das pessoas, para não dizer todas, não são modelos, são pessoas comuns e tem uma beleza própria, e entenda-se beleza não só o aspecto físico, é sim a personalidade, a atitude, o agrado com se relaciona com as pessoas e a sociedade em geral, são todo um conjunto de factores que tornam a pessoa interessante e bonita.
Mas se fomos verdadeiramente honestos, isso da beleza é tão relativo que o problema nem se coloca, as pessoas reagem de forma tão díspar ás imensas imagens que passam ao longo da nossa vida, e a imagem e a beleza são efémeras, esgotam-se por e simples a menos que a perpetuemos em fotos ou em quadros.
Convenhamos que isto é um assunto muito subjectivo, para não falar nas diversas opiniões, e de certa forma vivemos para agradar os outros, começa logo na escola, todos nós queremos ter amigos, fazer-nos notar ao olhar da professora, quando somos mais crescidos e temos as nossas hormonas aos pulos queremos agradar o sexo posto, quando já ganhamos uma certa maturidade queremos nos distinguir dos outros, sermos notados sem nos fazermos notar, termos um estilo próprio que nos individualize numa sociedade cada vez mais padronizada e massificada, em que toda a gente gosta do mesmo, faz o mesmo…e tantas outras coisas que nem vale a pena enumerar.

“Sê único, sê inteiro, sê verdadeiro…”
Dedico este poste aos meus amigos que alegremente discutiram a questão da beleza (e por aí fora) naquele memorável jantar, que só por acaso foi na segunda…

1 comentário:

Anónimo disse...

És a maior Andreia, sério, muito bom... este e todos os outros, aliás serás sempre presença assidua no jornal académico, pela graça, interesse e fundamento dos teus post´s super interessantes, grande beijinho

Sérgio Fernandes