segunda-feira, 28 de maio de 2007

Os cinco minutos mais produtivos do dia...

Dizem por aí, que aqueles minutinhos a seguir ao despertar são sagrados, enquanto abrimos um olho e a seguir o outro, bocejamos e lamentamos não poder dormir mais, faz-se luz!
É altura, que ainda ensonados, nos dirigimos para a janela e abrimos as cortinas e subimos a persiana, deixamos que a luz do dia penetre no enfadonho leito e o preencha de luz!
É nesse intervalo de tempo, desde que “acordarmos até nos levantamos”, aqueles 5 a 10 minutos, 20 para os mais pensadores que gostam de saborear o conforto da sua caminha que temos ideias brilhantes para mais um dia igual a tantos outros.
É o momento mais produtivo do dia, sim, porque depois que decididamente nos levantamos começa o nosso declínio mental, estamos atrasados e só temos 15 minutos para tomar o banhinho, escolher uma roupa “sexy” (tem dias) e a preceito, pentear-nos e por o cremezinho e para os mais vaidosos o perfume ou a água de colónia, restando-nos uns segundos para tomar o pequeno-almoço (se não tomar a primeira refeição do dia, levam comigo maldisposta na certa) e arrancar a todo o gás para a faculdade ou para o emprego.
E aí chega a pior parte, pelo caminho encontramos pessoas com um declínio mental muito mais avançado do que o nosso, que a uma velocidade furiosa ultrapassam-nos e desrespeitam os sinais e regras de trânsito para de uns segundos adiante quase se “estamparem” e nós por conseguinte, também a um ritmo acelerado (só nalguns dias), lá prosseguimos a marcha ouvindo as primeiras noticias do dia, o estado do tempo e pelo meio o Nuno Markl e companhia, temos tempo, ainda para insultar os “Srs. automobilistas” que terminantemente se esquecem de “dar o pisca” para onde querem ir. Se assim for na vida privada e quiçá intima, coitadinhos! Depois queixam-se que o seu conjugue está com dores de cabeça, pudera deram mal “o pisca”, foram “coimados”!

Enfim, chegamos ao trabalho, quase que atrasados, e/ou á faculdade já atrasados!
Lá para o meio de manhã recarregamos baterias com um belo lanchinho e a nossa performance mental volta ao seu auge, para a aplicarmo-nos no nosso trabalho ou a ouvir aqueles brilhantes oradores, a quem deram o nome de professores.
O dia toma o seu curso normal, e amanha pela manha lá teremos os nossos cinco minutos brilhantes, de pensamento e raciocínio, para os mais afortunados algum esforço físico ou quiçá a feliz sorte de puderem adiar os seus cinco minutos pensadores.

“Murrinho logo existo”, este célebre pensamento tocou-me profundamente (e cá entre nós, foi um comentário e tanto, principalmente quando está em questão uma “gafe”) vai daí que reflecti profundamente nos meus cinco minutos a seguir ao meu acordar!
E ás vezes tenho despertares brilhantes!

3 comentários:

Valter Fernandes disse...

E nao haja duvidas que naqueles dias em que o despertador dá inicio de vida e eu simplesmente o reprogramo para 10 minutos depois o dia é inevitavelmente pouco produtivo.. Temos de aproveitar este tempo tao raro e ao mesmo tempo tao precioso.. nem que seja porque sentindo-nos vivos estaremos aptos para nao nos esquecermos de "dar o pisca"..
e nesses minutos podemos nao chegar à celebre equacao e=mc^2 mas as vezes ficamos felizes quando à cabeça nos vem a nova equacao me=you..

parabens pela escrita =) continua as tuas alineações fantasticas!

Anónimo disse...

a equação mais famosa de toda a física moderna:

,

onde E é a energia, m é a massa e c é a velocidade da luz no vazio. Se o corpo se está a mover-se à velocidade v relativa ao observador, a energia total do corpo é:

E = γmc2, onde
O γ surge em relatividade na derivação das transformações de Lorentz.

Quando v é muito menor que c pode-se usar uma aproximação de γ (obtida pelo desenvolvimento em série de Taylor),

igual à energia em repouso, mc2, mais a energia cinética newtoniana, ½mv2. Este é um exemplo de como as duas teorias coincidem quando as velocidades são pequenas.

Além do mais, à velocidade da luz, a energia será infinita, o que impede que as partículas que têm massa em repouso possam alcançar a velocidade da luz.

Valter Fernandes disse...

lol é mesmo isso.. embora o post fosse o desprezo do fisico e a elevaçao do psiquico com a equaçao ---> me = you

mas em termos fisicos.. perfeito!