sábado, 1 de novembro de 2008

Curioso..heim!!!

Dia 31 de Outubro, dia 1 e 2 de Novembro têm uma sequência curiosa, quanto mais não seja a sua sequÊncia númerica.
Ora dia 31 de Outubro dia das Bruxas (à moda portuguesa) ou o Halloween (denominação anglosaxónica), dia 1 de Novembro dia de Todos-os-santos e o dia 2 de Novembro dia dos finados, ou fieis defuntos (para o caso dos ditos serem devotos de alguma religião).
É curioso...dia 31 saímos à rua vestidos de bruxas e afins personagens fantasmagóricas. Objectivo convocar os santos arreliando-os (e à restante população viva)com os vestidinhos rídiculos e pinturas pirosas (ou melhor horrendas)e arrecadar alguns doces ou simplesmente divertirmo-nos à grande assustando o pessoal.
No dia 1, aparecem eles, Todos-os-Santos, para salvar dia anterior que foi passado entre travessuras e doçuras. E,para nos redimirmos das brincadeiras do dia anterior, lá vamos nós prestar homenagem a Todos-os-Santos, levando velas, flores, numa correria aos cemitérios (isto porque os santos encontram-se lá, quando morrem eleva-se conjuntamente com a alma as virtudes, ficando cá na terra os defeitos) que aproveitam também para fazer os habituais pedidos de época, peditórios para isto e para aquilo.
Pronto, no dia 2 de Novembro, para terminar as festividades em honra às divindades do além (Santos, finados, fantasmas, bruxas e afins criaturas) o Dia dos Finados (mortos) ou se preferirem, e no caso dos finados serem ou tiverem sido devotos de alguma religião, Dia dos Fieis Defuntos.
Ficava bem não esquecer todos os finados no meio destas festividades em honra dos Santos e das bruxas e prestar-lhes o devido carinho, todos morremos um dia e gostaríamos de quando estivermos noutra dimensão (no além) que alguém se lembre de nós, faça uma reza em nossa honra e de preferência verta uma lágrima de saudade.

....................................................

Bem, para me redimir desta brincadeira, aqui fica, by wikipédia, o significado dos dias:
"O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.
Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

2 comentários:

Isa disse...

Só para saberes que fui uma das leitoras que votou no "óptimo" ;)

Isa disse...

Tens um desafio no meu cantinho:)
Beijo*